Dia Mundial do Mágico (e curta-metragem)


Dia 31 de Janeiro foi o Dia Mundial do Mágico, dizendo de outra forma, o dia mundial da minha profissão.

O que é o dia do mágico?

Bem pessoal, o dia do mágico é o dia onde prestamos homenagem ao nosso Santo João Bosco, o padroeiro dos mágicos. Ora, este tema eu sou obrigado a saber considerando ser da minha área: o ilusionismo, por isso, será prestada  minha homenagem a João Bosco.

Este, nasceu em Piemonte, Itália, no dia 15 de Agosto, no mesmo mês que a Angie, no ano 1815, a sua vida e obra esta mais do que divulgada por todo o canto. Já na juventude era educador, emérito, escritor de dezenas e dezenas de obras, um artista de circo, mas a cima de tudo foi um sacerdote de Bechi e fundador se escolas-oficinas para rapazes desamparados. Quando ainda seminarista, ele tornou-se um enorme executor na aérea do ilusionismo, ao ponto de o considerarem um feiticeiro (engraçado que é assim que me tratam na minha localidade), o arcipreste do Colégio ao saber disso chamou-o e falou: «muitos dizem que és bruxo, que engoles objetos, depois devolves sem dificuldades, que das vida aos animais e com cartas, ovos, moedas, bolas fazes a "arte do diabo"». Sabem como é, naquele tempo tudo e todos eram controlados pela igreja, devido a esse controlo as práticas mágicas acabaram. Haviam coisas que não tinham explicação. A magia trabalha com lógica, lei da física, matemática, aparição e desaparição de objetos e pessoas, leitura da mente, animais, transformações e mais umas quantas coisas, a igreja considerava bruxaria e dava pena de morte. Apenas no século XVIII é que a magia cresceu, desenvolveu, modificou e apareceu de novo ao mundo convertendo se na arte de hoje em dia…

Voltando ao nosso Santo, após este ocorrido, escutou com atenção e respeito as observações dadas pelo superior e quando se calou entregou a sua bolsa, relógio e outros pequenos objetos que lhe tirou durante o interrogatório, o superior riu-se da brincadeira e percebeu que toda a bruxaria do João Bosco não passava de uma habilidade com as mãos. Mais tarde João Bosco faleceu, na verdade, no mês do meu aniversário, exatamente pessoal, Janeiro dia 31 de 1888 e foi proclamado a santo a 1 de abril de 1934 pelo Papa Pio XI onde nesse mesmo dia os ilusionistas ate agora encontram se todos para dar o melhor da arte que ilude os olhos, os ouvidos e até mesmo o cérebro de qualquer ser vivo.

E este ano para mim não foi mais um dia, pois, no dia 1 tivemos a oportunidade de entrar numa curta-metragem de ilusionismo, não, não é sobre Robert Houdin, Luís de Matos, Pen e Teller ou outro mágico qualquer, nem mesmo sobre mim. Foi uma curta-metragem com atores portugueses famosos onde a história rolava toda em volta de um rapaz chamado Xavier que quer ser ilusionista, já viram isto? Eu sou ilusionista nasci a 16 de Janeiro, no último dia de Janeiro (quase o dobro do meu aniversário) é o dia mundial do mágico e logo no dia 1 há o desenvolvimento da curta-metragem "Xavier, o ilusionista" com uma equipa fantástica e muito divertida.

Eu adorei passar esse dia ao lado da Angie. Neste filme não houve aparição de pombas ou desaparição de coelhos, houve sim truques de magia com objetos e cartas que eu próprio ensinei ao ator, quem não fica extremamente curioso com truques espantosos? A capacidade de iludir todos os sentidos e o cérebro, trabalho de ciência, física, matemática e psicologia, a arte com mais elegância que existe, a arte mais cara do mundo, eu digo, nem a Angie, que me conhece bem, escapou aos encantos nesse dia, não.parava de sorrir e de rir. Comigo era palhaçada e tocar piano, o Jocker, óbvio eu, adoro soltar a magia por todo o lado, espero que vocês leitores façam o mesmo e estudem um pouco desta área, não digo estudar os truques, mas sim observar cada movimento do mágico e apreciar cada momento da magia...


13 comentários: